domingo, 27 de fevereiro de 2011

Já ouviram falar em Poluição Luminosa/Light Pollution?

Como o NTF não é só futilidade, preparamos um post sobre um assunto que quase não ouvimos falar (e muita gente desconhece esse problema); Poluição Luminosa. Conhecemos vários tipos de poluição, sonora, visual, atmosférica, da água, do solo e por ai vai... Então você que lê o NTF vai saber mais sobre esse assunto, ou saber o que é.

O que é Poluição Luminosa?

Também podemos chama-la de PL. É causada pela luz sendo projetada para o céu e iluminando o mesmo, assim bloqueando a luz dos astros. E Também podemos dizer que é a luz mal direcionada que causa o brilho que se vê do céu para a terra.
 


Qual é a causa da PL?

E causada pelo mau uso da luz na iluminação de ruas, praças ou residências. E também pelas luminárias mal desenhadas que acabam lançando luz para onde não é necessário. Veja o exemplo da foto abaixo

 
  Essa foto peguei do blog do Jonas Costa que fala super bem explicado sobre a PL.

Para que iluminar o céu? Alguém anda acima dos postes de iluminação? O ideal  seria a 4° ilustração.  

Qual é o prejuízo da Poluição Luminosa?
A poluição luminosa contribui para o aquecimento global, pois aumenta a emissão de gases do efeito estufa. Atrapalham a vida de animais (dia e noite são de fundamental importância para vida de alguns animais, assim desencadeando um desequilíbrio ambiental). O desperdício gera a necessidade de se construir novas usinas hidrelétricas, termoelétricas ou nucleares .Dificulta a observação e estudo de astros.

Solução.

           Posicionamento correto de lâmpadas e o uso de luminárias eficientes em espaços públicos, painéis publicitários, fachadas e monumentos. A lâmpada da luminária não pode ser visível de cima, ela deve ser coberta por um painel que direcione a luz somente para baixo. Mandando luz somente para onde e precisamos enxergar.
Então vamos divulgar a causa gente! Para saber mais é só procurar por Light pollution,  photopollution ou luminous pollution. 

PS.: Ajudando a divulgar uma causa SUPER importante. Doação de sangue... Passa lá no Um loosho e vamos colaborar!

Beijos, 

Camis.

Fotos google. 

2 comentários:

Raquel Brasil disse...

Amei o post Cami!
Beijos meninas!!!

Luanna disse...

Ter conciência ambiental também é ser chic!adorei cami.
bj